Hawk

Horário de trabalho

Segunda à sexta • 9h às 18h

Contato

47 9 9938-3302 47 2125-3698

Email

contato@hawkengenharia.com.br

A importância da Terraplanagem como base da construção

A terraplanagem consiste na colocação ou retirada de terra em um determinado local, para deixar o terreno plano, resolvendo assim diversos tipos de problemas que podem dificultar a construção de um empreendimento.

Esta é a primeira etapa para a segurança de qualquer construção, pois aborda o projeto por completo, preocupando-se em garantir que toda a obra esteja preparada para a estrutura que será erguida. É preciso levar em conta fatores como a geometria, que realiza o desenho da área, e a geotécnica, que orienta a mecânica e as obras da terra. Infelizmente, muitos profissionais não realizam a etapa geotécnica, o que pode prejudicar o progresso da construção.

Toda e qualquer alteração topográfica na área exige que o projeto seja submetido a aprovação dos órgãos reguladores, antes da execução. Afinal, se a terraplanagem não for bem feita, pode causar complicações, como erosão, deslizamento de terra e nos piores casos provocar acidentes.

Esse processo possui técnicas estruturas da seguinte forma:
Escavação -> Aterro – > Compactação – > Troca – > Drenagem- > Prevenção.

Pode parecer simples e rápido, mas não é. A terraplanagem é um processo completo, precisa ser projetado e executado por profissionais qualificados e competentes para o assunto, para analisar detalhadamente o solo antes da execução.

Open chat